- Evite Multas e Processos
- Para atender às empresas que não têm a demanda de um Técnico de Segurança diário a Monopus diversificou seu serviço de Gerenciamento Operacional.
Este novo formato de serviço inclui procedimentos de adequação às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho conforme o ramo de atividade e as particularidades de cada cliente.
- Neste novo formato sua empresa evita transtornos e altos custos em potencial como processos trabalhistas ou multas desnecessárias. Os valores para este tipo de contratação podem ter uma redução de até 60% em comparação aos custos habituais de contratação e manutenção de um Técnico mensalista.
- Adequação às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho
- PCMSO
- O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) estabelece um conjunto de medidas para prevenir a ocorrência de doenças ligadas ao trabalho.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e visa prevenir a ocorrência de doenças profissionais ou doenças ligadas ao trabalho. Por exemplo, pessoas expostas a um ambiente de trabalho com ruídos acima de níveis de pressão sonora permitidos, além de usar o equipamento de proteção auricular, terão também que fazer exame clínico e de audiometria tonal na admissão.
O PCMSO é obrigatório para todas as empresas que tenham empregados registrados, independentemente do seu tamanho ou do seu risco ocupacional.
Mas o que são riscos ocupacionais?
São fatores ligados ao trabalho que podem comprometer a saúde do funcionário. Estes riscos são divididos em: - Riscos Físicos (calor, ruído e umidade);
- Riscos Químicos (contatos com produtos químicos, por exemplo, derivados do petróleo, chumbo, cromo e fumos metálicos);
- Riscos Biológicos (fungos, bactérias, medicamentos e hormônios).
- PPRA
- O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR-9, Portaria 3214/78 com objetivo de definir uma metodologia de ação para garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho. São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos. São considerados fatores de riscos ambientais a presença destes agentes em determinadas concentrações ou intensidade. O tempo máximo de exposição do trabalhador a esses agentes é determinado por limites pré – estabelecidos.
A legislação do trabalho obriga todas as empresas públicas e privadas a elaborarem e implementarem o PPRA, além de manter um documento -base de registro dessas ações, que incluem: - Levantamento dos riscos;
- Planejamento anual com estabelecimento de metas e prioridades;
- Cronogramas;
- Estratégia e metodologia de ação;
- Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
- Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.